quinta-feira, 21 de agosto de 2014

faça você mesmo - check up dos Freios e Pneus

Os freios e os pneus são uns dos itens mais importantes tanto no quesito segurança quanto na performance, mas como saberei a hora de trocar a pastilha, discos e pneus? Hoje explicarei um pouco sobre isso.


Freios


Existem dois tipos de freios, a tambor e a disco, carros mais antigos não utilizam o sistema de disco, na época era utilizado o freio a tambor pois o a disco era uma tecnologia cara que só se encontrava em aviões, grandes esportivos e na formula 1, mais isso foi la para década de 60, hoje as montadoras optam por utilizar o tambor como freio traseiro pois sua produção é mais barata, mas vamos ao que interessa, como sei que meu disco e pastilhas estão em bom estado?


Discos de Freio - no caso dos discos é simples, conforme ele se desgasta ele forma um "degrauzinho" na borda, é so passar o dedo e conferir, se esse "degrau" estiver muito fundo já esta na hora de fazer a troca, isso acontece a cada 30 mil Km's em media, dependendo de como você, viciado, utiliza seu veiculo.


Pastilhas - no caso das pastilhas, elas começam a dar sinal de desgastes gritando, literalmente,  aquele zunido fino que você ouve no transito quando vai parar em um sinal ou passar em uma lombada é um dos sinais que sua pastilhas estão ficando gastas, verificando as pastilhas, desmonte as rodas, e identifique-as, 
se o composto estiver quase nivelado com o suporte, troque-as imediatamente pois poderá danificar o disco, geralmente as pastilhas são trocadas a cada 15 mil Km's, isso dependendo do seu modo de uso.

Pneus


O pneu existe desde os primórdios, já tentaram reinventar-lo de inúmeras maneiras e cores, porem nada substitui o pretinho básico, que é dessa cor por medidas de segurança, a cor preta consegue marcar melhor numa frenagem, chega de lero, o pneu fica em contato direto com o asfalto e é de suma importância que ele esteja em condições de rodagem, mas como eu verifico se meu pneu esta em boas condições?


 É simples, verifique nos sulcos e encontre as marcações igual na imagem acima, se a banda de rodagem estiver no nível das marcações, seu pneu já esta fora dos padrões de segurança, ou seja troque o mais breve possível.


Evitando o desgaste prematuro dos pneus - Antes de tudo, nunca ande com a pressão muito baixa ou muito alta, isso fara com que seu pneu fique com uma área de contato menor e desgastara mais rápido, outro fator que desgasta o pneu prematuramente é o alinhamento, balanceamento, caster.



Bônus - que tal dar um up no seus pneus e freios? Existem kits de freios e pastilhas  de maiores diâmetros para seu carro, isso fara com que ele gaste menos tempo para realizar uma frenagem, isso fara com que seu carro fique com uma direção mais esportiva, já no caso dos pneus, isso mudara de caso para caso, se você usa seu carro em estradas de terra e asfalto opte por pneus mistos, se você dirige só em asfalto procure por pneus de maiores grip e melhores compostos, isso te trara uma melhor experiencia ao volante.

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Um comentário:

  1. Dicas fabulosas, blog impecável, amei já sou fã, obrigado por compartilhar com agente essas relíquias.

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