sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Briga Grande de Gente Pequena

A grande briga entre a Honda Titan 150 e a Yamaha Fazer 150 já vem de anos.


Nessa categoria a Honda vem liderando há muito tempo, e como sempre as outras marcas providenciam suas melhorias para liderar, mas na maioria das vezes a Honda sempre aparece com uma carta na manga.
Mas isso pode mudar, com a chegada da Yamaha Fazer 150 que proporcionou um produto a altura da Titan, porque? Isso é o que vamos ver.

Falando em estilo as duas tem muitas semelhanças, diferenças nos detalhes. O formato do tanque que é um pouco mais alto em ambos modelos. 
Na Yamaha o seu formato do farol e suas entradas dão um visual mais agressivo que a concorrente, já na Honda suas combinações de cores e formatos dá a impressão mais seriedade ao modelo.

Mas a aparência não é tudo, temos que analisar seus desempenhos também. A proposta das duas motos são motocicletas de entrada.

Fazer


Titan


A Titan vem com freios CBS (combined brake system), é a unica da sua categoria com esse sistema de freios, a partir do momento que você pisa no freio traseiro ela automaticamente freia a roda dianteira tornando a frenagem mais segura e suave.





Qual sera que anda mais? A Yamaha! Mas porque a ficha técnica mostra maior potência na Honda? Diferenças de medição! Há varios padrões, um padrão que a Honda usou, que mostra a potência do motor na saída do eixo. Outro padrão que a Yamaha utilizou, mede a potência na roda traseira. Para uma boa comparação, o correto seria fazer a medição das duas motos em um único sistema ou em um único dinamômetro, mas o grupo Auto Vício não teve essa oportunidade ainda.


A resposta do chassi ao suportar as demandas da suspensão comprova a boa escolha de ambos fabricantes. A Honda, mais macia, absorve as irregularidades do terreno, até o limite, sem interferências de qualquer natureza. A Yamaha é mais rápida na geometria, tem inclinação do rake menor e também a medida do trail, apesar de ser um pouco mais longa. Demanda mais do chassi e este de estrutura tubular, também suporta bem as exigências que o motor e a suspensão lhe passa. O limite também é bastante bom para o sistema, que resulta em uma tocada mais esportiva e por esse motivo, também um pouco menos confortável.

Assim fica muito difícil dizer qual é a melhor, vai de cada pessoa cada um tem seu gosto diferente um do outro.



Bom pessoal isso é tudo, próxima semana falarei do comparativo da NXR 150 Bros contra a XTZ Crosser 150, se preparem.


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