segunda-feira, 18 de novembro de 2013

clássicos - Pão puma

                     
                     

                        Em seu pais de origem ela é chamada de Kombinationsfahrzeug (nome pequeno não?), um projeto de veiculo robusto que mais tarde se tornaria um dos veículos mais aclamados por todo mundo sim a kombi.






                                        Numa cidade chamada Wolfsburg la para meados de 1950 nascia a kombi um veiculo derivado do vw sedam (fusca) que levava seu motor boxer de 1.1L e 25 cv refrigerados a ar e com carroceria monobloco, suspensão reforçada, a Kombi começava a ser produzida na Alemanha em 1949. Antes do lançamento oficial, a marca se referia ao modelo como “Type 2″ e ressaltou as principais qualidades do projeto: com o motorista na parte dianteira e o motor alojado na traseira, ou seja estar vazio ou carregado não afetava a distribuição de peso.


                                Apesar da kombi virar um dos mais famosos utilitários seu ponto fraco era  baixa estabilidade, apesar dos ajustes para deixar a suspensão mais firme que o fusca, isso n sanou o problema, o alto nível de ruído proporcionado pelo motor refrigerado a ar eram um de seus maiores problemas.



A kombi veio para o Brasil apartir do ano de 1953 e foi o primeiro veiculo fabricado pela Volkswagen no brasil em meados de 1957 na fabrica de São Bernardo dos Campos. 
O visual era praticamente igual ao modelo alemão e trazia o motor 1.192 cm³ de 30 cv líquidos, o câmbio era manual de quatro marchas. Sua velocidade máxima era de 100 km/h.

                           


Em 1961, era lançado o modelo de seis portas, em duas versões de acabamento: Luxo e Standard. Logo em seguida, em 1963, a Kombi já contava com versões Furgão, Standard, Especial e Turismo. Havia variação no acabamento e externamente a famosa pintura em dois tons, com opção pela versão de 15 janelas.







                            Algum tempo depois em 1967, chegava ao mercado a versão pick-up com motor de 1.5L e 44 cv's, rapidamente a Kombi repetia no Brasil o sucesso que havia conquistado lá fora, caindo no gosto dos populares, graças à sua robustez, versatilidade e facilidade de manutenção.




                     Na linha de 76 a kombi ganha novo visual, ganha sua primeira grade e fica parecida com o modelo alemão a não ser pelas portas corrediças, as mudanças vinham desde para-brisas sem divisão, portas maiores e novos retrovisores, Além disso, a Kombi passa a ser equipada com o motor 1.6 de 52 cv e torque de 11,2 kgfm e três anos mais tarde ganha dupla carburação.



O econômico motor diesel 1.6 de 50 cv e torque máximo de 9,5 kgfm chegava em 1981, mesmo ano do lançamento das versões furgão e pick-up com cabine dupla. Esse motor, usado no Passat destinado à exportação, contava com um enorme radiador na dianteira que deixava a Kombi mais longa. Curiosamente as versões a diesel só durariam até 1986.

No ano seguinte surge o modelo a álcool e em 1983 a Kombi apresenta painel e volante novos, além da alavanca do freio de mão, que sai do assoalho e passa para debaixo do painel. Depois foram incorporados freios a disco, novo painel, encostos de cabeça dianteiros, alavanca do freio de mão no painel, além de uma reforma extensa na suspensão dianteira e traseira.

No inicio dos anos 1990, com a chegada dos importados, a Volkswagen diminui o ritmo de atualização do utilitário e mantém em linha sem grandes modificações.

No mês de agosto desse ano, a vw diz adeus a kombi e com isso a uma longa trajetória cheias de historias e boas lembranças, para comemorar todos esses anos que a kombi ficou ao nosso lado, fizeram uma versão de despedida para o publico e com isso ficamos com nossos corações apertados pois sabemos que vai ser dificil algum utilitário trazer tantas lembranças para nos.





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