Seu motor já esta com o máximo de desempenho possível ou o a custo beneficio é inviavel em preparar sua engine original, isso pode ser resolvido trocando a força motriz de seu carro, mais conhecido como Swap Engine, ou troca de motor para os mais desantenados. Essa técnica teoricamente falando consiste em tirar seu motor antigo e colocar um mais potente com maior litragem e afins, usarei como base para esse post um VW Fox VR6 com motor central traseiro.
Depois de você fazer todas as medições e calcular se o projeto é viável, escolha antes de tudo uma suspensão e freios adequados para suportar a nova potencia e peso de seu novo motor, no caso desse Fox o carro teve que passar por cortes e reforços estruturais para receber o novo conjunto mecânico, muitas empresas vendem kits de adaptação com novos suportes e falanges para o cambio, os mais comuns são kits de motor AP para Fusca e Chevette, cheque se seu cambio precisa de adaptação para receber seu novo motor, ou se precisara troca-lo, muitas vezes o novo cambio e maior que o espaço idealizado para o antigo, sendo preciso cortar a lata para receber o novo cambio, dependendo do cambio a troca da caixa seca resolve seu problema, para mais informações pesquise em fóruns gringos, é de muita ajuda, pois lá é uma pratica mais frequente do que aqui.
Agora vem a parte mais difícil, atualizar o chicote do motor para casar com o do carro, muitos projetos são finalizados sem chances de voltar por causa disso, confira antes de comprar o motor se o chicote aceita a atualização, mas calma nem tudo esta perdido, com injeções programáveis é possível fazer com que o motor funcione, a Fueltech por exemplo tem modulo até da ventoinha do radiador, pesquise bem o seu caso para não passar por isso.
Arrefecimento, seu novo motor precisa de um resfriamento adequado para que ele não esquente, a troca do radiador sana esse problema, porem não é tão simples assim, no caso desse Fox o motor não esta mais na frente foi mais fácil a atualização, é muito importante que você consiga adaptar seu novo radiador, pois seu original provavelmente não dará conta, em muitos casos até o parachoque sofre modificações.
No caso desse projeto o entre eixo teve que ser alargado para que o motor coubesse, fizeram até um novo parachoque traseiro com base do New Beetle.
Falando um pouco sobre legislação, para trocar o motor de seu carro no meu caso que moro em MT-Cuiabá, é preciso deixar um aviso prévio no Detran, levar a nota fiscal do motor e do serviço, fazer a inspeção e vualá seu carro esta regularizado.
Não é só esse projeto de swap engine que existe no Brasil, confira alguns videos de projetos como esse:
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