O Santana, por sua, vez escorava-se no sucesso do Passat, que teve a missão de apresentar ao público brasileiro todos os atributos da mecânica Audi/VW refrigerada a água. Assim como na Alemanha, o Santana surgia como uma evolução natural do Passat: mantinha os atributos básicos (qualidade, durabilidade, confiabilidade).
O Santana, juntamente com o Monza, foram grandes adversários na década de 80. Foi lançado em 1984 nas versões CS, CG e CD, em ordem crescente de acabamento. Completo, vinha equipado com rádio toca-fitas, rodas de liga-leve, bancos especiais, vidros e travas elétricas, direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, câmbio automático (estes três últimos itens opcionais na versão topo de linha CD) e acabamento exclusivo de boa qualidade.
Pequenas porém significativas alterações mecânicas surgiram desde o lançamento até 1987, como alterações no câmbio (mais curto, para melhorar o desempenho) e a adoção dos motores AP contribuíram para o pequeno aumento nas vendas. 1987 também foi ano em que ocorreram as primeiras alterações de estilo na linha: os para-choques passaram a ser integrais, idênticos aos utilizados pela linha alemã do Passat desde 1985. Novas nomenclaturas foram ulizadas para diferenciar as versões C, CL, GL e GLS, sendo que a primeira era um truque da Volkswagen para pagar menos impostos e utilizada ao vender unidades do modelo CL sem opcionais, que era equivalente ao antigo CS. O GL era equivalente ao antigo CG e tinha uma imagem ligeiramente mais esportiva que os demais.
Nos primeiros anos foi vendido somente com motorização a alcool. A versão de 4 portas foi fabricada somente em 1987 e seu acabamento mais simples quando comparado ao GLS, porém com o mesmo nível de equipamentos, diferenciava-o da versão top-de-linha.
Versões do modelo
- CS (1984-1986)
- CG (1984-1986)
- CD (1984-1986)
- CL/CLi (1986-1996)
- GL/GLi (1986-1996)
- GLS/GLSi (1986-1996)
- Série Especial "Evidence 2000" (Santana, 1989)
- Série Especial "Executivo 2000i" (Santana, 1989-1991)
- Série Especial "Sport 2000" (Santana e Quantum, 1990)
- Série Especial "Sport 2000i" (Santana, 1993)
- Série Especial "Série Única 2000i" (Santana, 1995)
- 1.8 Mi/1.8 (1996-2006)
- 2000 Mi/2.0 (1996-2005)
- Série Especial "Family 2000 Mi" (Quantum, 1997)
- Evidence (1996-1999)
- Exclusiv (1996-1999)
- Comfortline (2001-2006)
- Sportline (2001-2005)
- Até 1995 ainda existiam versões com carburador. Para diferenciação, as versões com injeção eletrônica eram identificadas pela letra "i".
Cronologia
- 1984 - Lançamento nas versões CS, CG e CD com motor 1.8 de 86 cv a gasolina e 94 cv a álcool (abril)
- 1984 - Motor AP 800 de 90 cv a gasolina e 96 cv a álcool (outubro)
- 1987 - Reestilização e versões passam a ser CL, GL e GLS
- 1988 - Motor 2000
- 1990 - Versão Sport
- 1990 - Santana Executivo
- 1991 - Segunda geração apenas com 2 portas, motor 1.8 e 2.0 com carburador ou injeção eletrônica (abril)
- 1991 - Opção de 4 portas, catalisador e freios ABS como opcional (dezembro)
- 1994 - Injeção Eletrônica FIC
- 1996 - Versões Evidence e Exclusiv como opcional (teto Solar)
- 1997 - Injeção eletrônica multiponto
- 1999 - Modificação na grade e nos pára-choques
- 2001 - Versões Comfortline e Sportline
- 2002 - Fim da perua Quantum
- 2006 - Fim dos motores 1.8 a álcool e 2.0 a gasolina
- 2006 - Fim de produção com 548.494 unidades produzidas (abril)
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