Essa história começou pelos finais da decada 10, com as importações de motos. As duas marcas que chegaram primeiro no brasil foram: a Indian a Harley Davidson.
Na década de 30 começaram a chegar as maquinas japonesas, a primeira marca que chegou foi a Asahi.
Com a segunda guerra mundial o governo fechou as importações, mas após os conflitos
com o governo elas voltaram em peso, com as marcas alemãs NSU, BMW, Zündapp, seguidas pelas inglesas Triumph, Norton, Vincent, Royal-Enfield, Matchless, as americanas Indian e Harley-Davidson e a italiana Guzzi.
Inicialmente o negócio da Monark era a importação e montagem de bicicletas mas, em 1953 ela resolve partir para o mercado motociclístico, produzindo a "Centrum" também chamada "Monark 125cc", que era equipada com um motor inglês BSA 2-tempos, monocilíndrico, de 125cc.
Já na mesma década aparecem em São Paulo as motonetas Lambreta, Saci e Moskito e no Rio de Janeiro começaram a fabricar a ISO, que vinha com um motor italiano de 150cm3, a Vespa e o Gulliver, um ciclomotor.
No final dos anos 70 dando inicio aos anos 80, chegaram as fabricantes no brasil, como: Honda, Yamaha, Piaggio, Brumana, Motovi, alpina, entre outras.
Primeira CG fabricada no brasil
Na década de 80 apareceu a maior moto do mundo e brasileira conhecida como Amazonas 1600cc oriunda do fusca (posteriormente vamos postar mais sobre a Amazonas no blog).
Hoje em dia no mercado brasileiro as marcas que lideram o mercado nacional são a Honda e Yamaha, elas vendem motos variadas, desde uma moto para trabalho até uma esportiva.
Eaí, o que acharam do começo das motos no Brasil? E qual é a sua preferida?
Não se esqueçam de curtir a nossa Fan Page no Facebook.
0 comentários:
Postar um comentário