domingo, 17 de agosto de 2014

Clássicos - SP2


No inicio dos anos 70 o mercado brasileiro estava fechado a importações. Os únicos esportivos oficialmente feitos aqui eram o Karmann Ghia e seu sucessor, Karmann Ghia TC. Apenas fabricantes independentes atingiram algum sucesso, como por exemplo o Puma.


Este novo esportivo, resultado da gestão de Rudolf Leiding no comando da VW do Brasil, possuía várias vantagens sobre os concorrentes, era construído de chapa de aço e não de fibra de vidro como os Puma, possuía a garantia da marca Volkswagen, não era uma simples adaptação baseada em chassi de Fusca, além de possuir um desenho moderno, bonito e arrojado.




O SP2 foi o primeiro carro totalmente Brasileiro, sim, ele foi projeto e feito aqui em solo paulistano, foi desenhado por Senor Schiemann, que desde 1969 já tinha idealizado o desenho básico do carro. A frente do SP2 foi inspirada no modelo europeu VW 412 (Type 4), na data estrelar de novembro de 1970 seu projeto de prancheta começava a se tornar fisco, tal projeto fico conhecido como "X-Project", e era guardo a sete chaves pela volk's.



 Leiding ficou impressionado com o desenho do novo carro e mandou construir um protótipo para a Feira da Industria Alemã, em São Paulo, em março de 1971. Após muita expectativa, finalmente foi exibido ao público, dividindo a atenção da feira com o protótipo C111 da Mercedes Benz.




Como já era de se esperar o público e imprensa adoraram a armânia do carro, da data de exibição até seu lançamento foram um ano, 365 dias de especulações, modificações entre outras coisas entre o público e a VW. Finalmente, em junho de 1972 foi lançado o novo carro, batizado de SP (iniciais de São Paulo, estado onde foi idealizado e produzido) nas versões SP1 (1.584 cc e 65 cv) e SP2 (1.678 cc e 75 cv). A maioria dos revendedores recebeu o primeiro carro apenas em julho, e o lançamento foi um sucesso. No exterior, o esportivo brasileiro também foi notícia. A revista alemã Hobby anunciou-o como o "Volkswagen mais bonito do mundo". Outra publicação, a Car  and Driver, norte-americana, avaliou o SP2 e conclamou a matriz alemã a produzi-lo em escala mundial.




Em 1975, o SP1 (que teve pouquíssimas unidades) já não estava mais disponível, permanecendo apenas o SP2, que inclusive já era o nome popular do modelo. Também já não havia mais a opção de estofamento dos bancos em couro. A VW chegou a cogitar a substituição do motor por outro mais potente, do VW-Passat (refrigerado a água), na dianteira, cujo protótipo foi chamado de SP3. Porém, o custo do investimento para a produção normal seria muito elevado, e o retorno duvidoso. Infelizmente não passou de um protótipo.



Em fevereiro de 1976 o charmoso SP2 disse adeus ao público, com a marca de 10205 unidades produzidas, sendo que 670 unidades foram exportados para a Europa deixando muita saudade e lágrimas de fãs, mesmo com 5 anos de vida até hoje ele causa torcicolo a donos de carrões e lunáticos por carros.



Segue abaixo um vídeo do Renato, falando sobre nosso querido SP2.