quinta-feira, 7 de agosto de 2014

bolidos - Audi A3


         Contarei um pouco da história e algumas curiosidades sobre carros mais novos, mas que também marcaram época.


O Audi A3 é um hatch de porte médio, mas de grande importância pra marca, seu projeto teve inicio em 1993 sobre a supervisão de Matthias Müller, o A3 foi o primeiro carro a utilizar a plataforma PQ34 que mais tarde foi utilizada em carros da Audi e da Volks, seu lançamento foi em 1996 que foi consagrado com grande prestigio.



O A3 marcava o retorno da marca ao segmento de compactos abandonados com a produção do Audi 50, originalmente concebido em uma carroceria de dois volumes para ser visto como uma segunda opção ao Golf  IV.




O Audi A3 não deixava de ser um legítimo alemão, era apenas menor, com 4,15 metros de comprimento e 296 litros de capacidade de porta-malas. Mas vinha com ar-condicionado eletrônico, que monitorava a temperatura da cabine de forma igualitária, mas não era só isso uma curiosidade sobre o ar condicionado era que se podia medir a pressão do turbo, rpm e velocidade digital fora outras coisinhas apertando o botão de abaixar a temperatura + a seta para cima das entradas de ar.  ABS “de quinta geração”, teto solar elétrico, duplo air-bag e toca-fitas. 




O Cd-Player veio só com a próxima geração, a motorização era a mesma do Audi A4 1.8 20v com 125cv de potencia, o que não condizia com a proposta da carroceria arrojada.




Em 1997 chegava a versão turbo de 150cv, andava mais e consumia menos, não se poderia esperar outro resultado, as vendas dispararam e o preço também.




Com o começo do ano de 1999 a Audi reservou varias novidades, no exterior, surgia a versão cinco-portas, enquanto no Brasil ele começava a ser produzido, juntamente com a geração 4 do Golf.  A fábrica foi instalada em São José dos Pinhais, no Paraná. O A3 passava a contar com uma versão de entrada com motor 1.6 de 101 cavalos. Ainda no mesmo ano a marca trouxe mais uma novidade, o Audi S3 um bólido de 210 CV e muito torque.






No novo milênio, a Audi lançou o motor 1.8 T 20V de 180 CV que vinha a ser o esportivo mais cobiçado no Brasil e um face lift para linha 2001. O S3 conseguia tempos de 0 a 100 km/h abaixo dos 7 segundos, mas custava o dobro do A3 T. O hatch ganhou o título “Carro do Ano 2000” da revista Auto Esporte. 


   Em 2001 o A3 ganhava câmbio Tiptronic, de acionamento por botões no volante. A condução ficava bem mais divertida, mas a idade pesava, quando se observavam falhas de ergonomia, além dos novos Audi (como o A8) e concorrentes como o Xsara e o Alfa 147. Por fim, o A3 acabou por mudar completamente Na Europa.



Encerro por aqui, alguma duvida? comentem que iremos te responder, não se esqueça de curtir nossa pagina no Facebook!









0 comentários:

Postar um comentário